SETEMBRO: Conscientização e prevenção ao suicídio

01.Set.2023

Ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave

A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa que objetiva atuar na conscientização e na prevenção ao suicídio. A temática ainda é vista como um tabu e as ações procuram esclarecer e identificar a problemática ao público em geral. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.

Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens brasileiros de 15 a 29 anos. Dados da OMS também apontam que o suicídio é considerado a segunda causa de mortes entre jovens no mundo, depois de acidentes de trânsito.

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, e principalmente, buscar ajuda profissional.

01.Set.2023